quarta-feira, 4 de março de 2015

Me inspira - Mês das Mulheres - Coco Chanel



Começou março, o mês das mulheres, e durante esse mês vou falar sobre algumas mulheres inspiradoras que foram super importantes nessa luta dos direitos iguais e da mudança da imagem da mulher ao longo do tempo. Sei que tem muita mulher importante nesse quesito, mas vou falar sobre as que eu mais gosto que também tem relação com o estilo vintage. 

A inspiração de hoje é a maravilhosa e elegante Coco Chanel.
É por causa dela que hoje você mulher tem pelo menos um par de calças no armário.









Chanel nasceu na França e foi uma mulher super forte desde criança. Sua mãe faleceu quando ela tinha 12 anos e seu pai colocou ela e a irmã no orfanato.
Em 1907 fazia apresentações no La Rotonde em Moulins onde cantava a canção Qui qu'a vu Coco dans l'Trocadéro, e daí surgiu o apelido Coco.
Nessa época ela conheceu muitos homens ricos e acabou tendo uma vida amorosa super complicada.
Por volta de 1909, Chanel abriu sua primeira loja de chapéus
Nos anos 10, ela começou a fazer suas roupas e pouco tempo depois já estava vestindo grandes atrizes de Hollywood. 












Por que ela foi importante?

- Eu considero o fato dela ter inventado as calças femininas super significativo! Também criou o Little Black Dress, vestidos mais curtos e chapéus mais simples, sem penas e enfeites. Afinal, as mulheres devem ter o direito de se vestir como quiserem e como se sentirem mais confortáveis. Na época, as mulheres eram muito mal vistas se não usassem vestidos e espartilhos e Chanel ajudou a mudar isso.
- Ela é a única estilista na lista das cem pessoas mais importantes do século XX na Revista Time.
- Teve uma infância super difícil, foi para um orfanato, perdeu o amor da sua vida, viveu em uma época super difícil para as mulheres que trabalhavam, teve que fechar sua boutique durante a guerra, mas nunca desistiu e virou um ícone.
- Foi uma mulher forte que soube crescer com o que tinha e seu sucesso se deve principalmente à sua determinação.

Enfim, ela revolucionou o conceito de moda, fez com que as mulheres fossem livres para se vestir e ainda criou um dos melhores perfumes que existem (Chanel nº5). Ela é incrível!




Para saber mais da história dela veja esses vídeos maravilhosos no site oficial e assistam o filme Coco Antes de Chanel que também é sensacional!




E só lembrando que dia 8 de março vai haver uma sessão de perguntas e respostas com a Emma Watson sobre igualdade de gêneros. Mais informações aqui.

Bye, oldies!


Nenhum comentário:

Postar um comentário