domingo, 8 de maio de 2016

Diferença entre Decoração Vintage e Retrô

Vamos conversar mais um pouquinho sobre decoração! O assunto de hoje é a diferença entre os estilos vintage e retrô. Já falamos sobre essa diferença de modo geral nesse post aqui, mas dessa vez vamos focar na decoração.


Vamos começar com o estilo vintage!
Esse estilo tem muitos móveis de cores mais neutras e principalmente em formas arredondadas e com muitos ornamentos. A principal inspiração é a estética do século XIX.





Na decoração vintage também encontramos móveis em cor de madeira muitas vezes em modelos rústicos.




Os objetos de decoração com muitos detalhes e também com formas arredondadas.




Na decoração Retrô encontramos formas mais retas e geométricas com cores mais vibrantes e muitas vezes complementares. Esse estilo é muito inspirados nas décadas de 50 e 60.




Os móveis com pé palito são referência desse estilo.




Também encontramos muitas imagens gráficas e elementos da cultura pop.

É muito comum encontrarmos decorações que misturam elementos dos dois estilos e ficam super legais!
O que eu mais gosto do estilo retrô são os móveis com pé palito e acho super interessante mesclar com móveis mais rústicos e cores claras e neutras.
Do estilo vintage eu gosto de praticamente tudo, mas, como falei nesse post aqui sobre decoração vintage, gosto desse estilo em cores mais claras também.

Me contem o que vocês mais gostam em cada estilo e o que vocês misturariam?

Espero que tenham gostado de conhecer um pouquinho mais sobre esses estilos!

(Imagens cedidas por www.westwing.com.br)

Bye, Oldies!

7 comentários:

  1. Eu amo o estilo vintage! O retrô eu só gosto das referencias pops. Te conheci no insta e no youtube e ja segui sua page, agora o blog, que coisa mais fofinha! Gostaria muito que você também viesse conhecer meu blog <3
    As imagens que você escolheu foram ótimas!
    Beijos mozão
    dezoitoemponto.com

    ResponderExcluir
  2. Mano que lindo, apenas encantada! queria ser ryca que eu ia fazer essas paradas todas no meu quarto haha ♥ to apaixonada pelo seu blog e canal! sucesso mulher!

    https://guitarrebel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de um pouquinho de cada, mas isso dos estilos acontece porque o vintage é aquele móvel (ou até mesmo roupa/acessório) antigo que foi reformado e deixado com cara de novo, já o retrô é uma coisa nova, recém feita, porém com cara de antigo, e como o que se "valoriza" na hora de fazer é a década de 50 principalmente pros móveis, fica com essa cara, já no vintage muitas famílias ainda tem móveis de diferentes épocas que acabam sendo vendidos e reformados, normalmente usando cores claras pra não pesar o ambiente por conta dos muitos ornamentos caracteristicos.

    blogdaumzoom.com

    ResponderExcluir
  4. Eu to aqui navegando tentando achar referências e inspirações para decorar o cantinho onde trabalho aqui em casa. E esse post veio muito em boa hora. Me deu ótimas idéias. Acho que já achei uma direção!!! Parabéns estou encantada não somente com este post, mas com tudo que tenho visto até agora aqui.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Bárbara, AMO O SEU BLOG, recentemente criei um blog também, literário, um projeto bastante sonhado, e já tem até uma resenha muito legal lá, conto um pouco sobre minhas percepções acerca de "A Bolsa Amarela", um livro lindo de Lygia Bojunga Nunes, importantíssimo para a literatura infantil brasileira. Espero que você goste do meu blog e passe a companhar, porque estou preparando várias coisinhas bem legais pra publicar (novas postagens às terças e quintas). ♥

    Segue o link: https://umpequenoblogliterario.blogspot.com.br/2016/08/abrindo-bolsa-amarela-de-lygia-bojunga.html

    Para saber as novidades em primeira mão, você pode curtir também a página no facebook, eu ficaria encantadíssima: https://www.facebook.com/UmPequenoBlogLiterario/

    Muito obrigada por ter lido esse recadinho. Espero você goste do meu blog tanto quanto eu gosto do seu. ♥

    ResponderExcluir
  7. <3 Bah... sou sua fã... você é uma professora... fiz faculdade de História e aprendo muito com você.. anoto muita coisa.. adoro... seu blog foi um super achado!!! Ele supera as minhas expectativas!! Beijos querida <3

    ResponderExcluir