segunda-feira, 23 de março de 2015

A Diferença Entre Vintage e Retrô (e por que eu não sigo a regra)

A verdade é que existe sim uma classificação para vintage e retrô. Vou explicar para vocês o que significa cada termo e por que eu não sigo essa classificação. 

O que é "certo"?

- Vintage são peças que tem mais de 20 anos de existência e menos de 100, pois acima de 100 anos são consideradas antiguidades.

- Retrô são peças novas que imitam um estilo antigo.



O que funciona melhor? (E que a maioria usa)

Eu prefiro me referir às coisas pela estética e não pela idade da peça. Por exemplo, se eu falo de um vestido retrô, você provavelmente vai lembrar de algo com o estilo dos anos 50 a 70, algo mais colorido e carregado. Quando me refiro a uma peça como vintage, como uma penteadeira por exemplo, ela não precisa ter 20 anos, apenas a aparência de algo dos anos 20 a 40, com cores mais neutras. Normalmente é essa a imagem que vem à cabeça das pessoas quando usamos os termos vintage e retrô. 

Afinal, já estamos em 2015, se eu disser que o estilo Spice Girls é vintage, vocês vão rir da minha cara, certo? Então, na minha opinião, essa regrinha não funciona. Posso estar errada, mas acredito que usando os termos dessa maneira vocês me entendem melhor.

Uma coisa que funciona para comprovar essa teoria, se você procurar vintage ou retrô no Google imagens vai encontrar exatamente essas diferenças estéticas!

E vocês, qual classificação acham que funciona melhor?

Bye, Oldies!



Um comentário:

  1. Barbara, nunca havia pensado na diferença entre Vintage e Retrô, e eu entendi o que você quis dizer com Spice Girls ser vintage, essa palavra só é empregada em algumas época e coisas, agora fiquei me pensando o pq disso. Kkkkkkkk, pq realmente parece muito estranho chamar as Spice de vintage.

    www.reinodamoda.com.br

    Beijooos.

    ResponderExcluir