domingo, 22 de fevereiro de 2015

Porque elas são bem mais que um vestido! Polêmica do Academy Awards

Como eu já disse aqui antes, o Academy Awards e até mesmo Hollywood sempre tiveram uma postura preconceituosa e principalmente machista.
Percebi que as matérias com esse tema têm aparecido muito este ano e resolvi falar sobre isso também. 
Afinal, poucos sabem, mas existem muito menos mulheres na Academia e nos filmes em geral. Além disso, elas ganham menos, aparecem menos, tem menos falas e há menos mulheres protagonistas do que homens.
Alguns podem achar isso natural pela bagagem histórica e tal, mas o que importa é que isso tem sido discutido e esse é o primeiro passo para que haja alguma mudança.



Preciso esclarecer aqui que não é só porque gosto de coisas antigas que concordo com posturas e comportamentos antiquados. (Isso deveria ser óbvio, mas vai que algum louco acha isso)



Andei lendo matérias como essa aqui  e essa aqui (e tem várias outras) e vou dizer o que eu acho de tudo isso. Elas basicamente falam que os vestidos não são importantes e sim o trabalho das atrizes. Também afirmam que devíamos parar de comentar se gostamos ou não dos looks e tudo mais. 

Preciso dizer que discordo em partes. Claro que elas estão lá pelo trabalho, afinal é por isso que assistimos aos filmes e nos apaixonamos por eles. Mas desde sempre essas cerimônias foram mais do que um evento de cinema, são também um evento de moda. Como valorizo a moda, acho esses eventos super importantes para as marcas, tendências e até mesmo para nos inspirarmos. Todos querem ver o que vai aparecer de novidade ou se aquela atriz que você adora vai estar maravilhosa. E isso só acontece porque você gosta da atriz. Se você gosta dela, só pode ser por seu trabalho! 



Por isso que até concordo com a campanha criada pela maravilhosa Amy Poehler #AskHerMore. As mulheres não devem ser questionadas apenas por suas roupas, maquiagens e acessórios, elas tem muito o que contar sobre seus trabalhos e experiências, mas  ainda não acho que isso deve acontecer durante o tapete vermelho. 
Os atores dão inúmeras entrevistas, vão a vários talk shows, justamente para responder tudo sobre o filme, por isso acho que o tapete vermelho não seja o momento para essas perguntas.

Claro que respeito as atrizes que não querem responder sobre seus looks ou rotinas de beleza, mas não acho que seja o caso de acabar com o tapete vermelho. Também discordo das pessoas que pegam pesado nos comentários e ofendem as atrizes, mas acho que todos tem o direito de dar sua opinião, sempre com respeito.



Então por favor, respeitem as escolhas das atrizes mas não acabem com o tapete vermelho!
Acho muito mais importante lutar para que elas apareçam mais como protagonistas, diretoras, produtoras e para que ganhem o mesmo que os homens. Os números são realmente impressionantes e falta sim representatividade no Oscar. Acho que o caminho é valorizar o trabalho da mulheres no cinema e ainda assim admirar a moda presente na indústria cinematográfica.

Coloquei alguns infográficos pra vocês verem em número essa desigualdade no Oscar e em Hollywood. (clique na imagem para ver maior)

Bye, oldies!

Um comentário:

  1. Adorei a postagem e nao consegui acompanhar a premiaçao, só fiz a cobertura do redcarpet.
    Www.ladymomme.com

    ResponderExcluir