domingo, 1 de fevereiro de 2015

Guitarras Vintage - Parte 1


 Dentre os produtos ditos vintage, poucos tem um mercado tão ativo e que movimenta tanto dinheiro quanto o de instrumentos musicais. Exemplo disso é a loja Chicago Music Exchange, especializada em produtos com mais de trinta anos de idade.


No site da loja podemos ver fotos, vídeos e comprar produtos como a guitarra Gibson Les Paul Black Beauty 1958. O preço passa dos cinquenta mil dólares.



Em comparação, a mesma guitarra produzida em 2014 pode ser encontrada por seis mil dólares. A diferença entre um instrumento vintage e outro que acabou de sair da fábrica pode ser explicada de diversas maneiras:

1. Número limitado. Imagine quantas guitarras iguais a essa foram produzidas em 1958. Poucas. Imagine quantas resistiram aos cuidados de seus donos. Pouquíssimas.
2. Fabricação. Em 2014 "tempo é dinheiro". Em 1958, produzir uma guitarra demorava mais do que demora hoje.  Isso quer dizer que as guitarras produzidas hoje contam com a ajuda de máquinas para fazer o corte e acabamento da madeira, enrolar os fios de seus captadores e etc. Esse tipo de artifício para poupar tempo não é apreciado por aqueles que acreditam que dessa maneira as guitarras não são fabricadas da maneira que deveriam. Alguns materiais também foram substituídos ao longo do tempo visando a redução do tempo e dos custos de fabricação - como é o caso do verniz aplicado em toda a guitarra.

3. Tempo. O valor do tempo é subjetivo. No entanto, diferente do número limitado e da fabricação, não pode ser reproduzido por um instrumento novo.

 A verdade é que hoje poucos fabricantes produzem seus instrumentos como antigamente, com o mesmo critério e com melhores materiais. E mesmo que o façam, é impossível reproduzir o valor de um instrumento que tem mais de um século. Esse é o valor de um instrumento vintage.

Um comentário:

  1. Viajeiii, apaixonada por guitarras... obrigada pelo bom gosto! Bjus
    www.amandarochaoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir