terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O filme Selma e toda minha revolta sobre o assunto

Fiz esse post para o Portal Be Style e vou contar minhas impressões e sentimentos de angústia sobre o filme:

A emocionante história da Marcha de Selma que tem chamado atenção em Hollywood


Trata-se da história das Marchas de Selma até Montgomery em 1965 liderada por Martin Luther King Jr., o grande ícone da luta pelos direitos civis. O movimento tem uma enorme importância histórica por terem conquistado o direito ao voto dos negros nos Estados Unidos.



O filme traz principalmente as dificuldades enfrentadas por King e pela SCLC (Liderança Cristã Sulista) ao reivindicar o direito ao voto dos negros. As negociações com o governador e presidente eram muito difíceis e sempre acabavam em violência.
A violência no filme me trouxe o mesmo sentimento de injustiça de quando vejo policiais agredirem sem motivo manisfestantes em qualquer situação. Aquela angústia de não entender como não enxergam que aquilo está errado. São cenas muito marcantes e bem produzidas, principalmente a explosão bem no início do filme que quase me fez chorar de desespero.



Já nos outros momentos do filme, a atuação dos atores me pareceu mais fraca. Falta tensão emocional nas falas e algumas pausas parecem longas demais dando uma impressão de artificialidade.
Ainda assim, um diálogo que me marcou muito foi o de King na prisão falando sobre a desigualdade e como ele estava cansado de tanta injustiça. Ele diz que estava cansado de lutar para os negros poderem frequentar os mesmos restaurantes que os brancos e os negros não terem dinheiro para comer o mesmo sanduíche que os brancos, e assim por diante. É triste pensar que mesmo depois de tantos anos, a sociedade ainda não superou isso. Mesmo depois de tantas conquistas o preconceito existe e a desigualdade continua. Os negros ainda ganham menos que os brancos e ainda tem gente que considera isso normal.
E é esse tipo de reflexão que faz o filme valer a pena. O que me deixa mais feliz é ver o filme chamando atenção principalmente nas premiações desse ano. Mesmo com seus defeitos e erros históricos, como alguns dizem, é extremamente importante a dimensão que esse filme tomou e o apoio que tem tido de organizações que muitas vezes já tiveram posições preconceituosas.
Acho super interessante a participação de Oprah Winfrey, uma das mulheres mais poderosas do mundo, fazendo papel de uma negra que nem ao menos podia votar. Isso nos faz pensar que a mudança é possível sim e torna o trabalho dela admirável.



É um filme que com certeza todos devem assistir para se emocionar com a história e ter vontade de apoiar as causas que Martin Luther King Jr. apoiava. Não é à toa que tem um dia dedicado a ele nos Estados Unidos, a terceira segunda-feira do mês de janeiro que aconteceu semana passada.
No Oscar, Selma está concorrendo como Melhor Filme e Melhor Canção.
No Globo de Ouro o filme levou o prêmio de Melhor Canção Original. Na premiação os atores estavam muito emocionados com o reconhecimento do filme.
Data de lançamento: 5 de fevereiro de 2015 
Duração: 127 minutos
Mudando um pouco de assunto, vamos falar sobre os figurinos e cenários. As cores são neutras para acompanhar a história, mas confesso que esperava um pouco mais das roupas. A caracterização é ótima, principalmente os cabelos. Os acessórios complementam os figurinos e os objetos de cena, os cenários. Só esperava umas roupas mais elaboradas, principalmente das mulheres. Enfim, os objetos de cena da época chamaram muito mais atenção.

Bye, oldies!


Um comentário:

  1. Que elgal, gosto de filmes assim que aprendemos e refletimos! Te convido a conhecer o meu blog. Se gostar e seguir me dando uma forcinha, ctz retribuirei o carinho!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir