sábado, 14 de fevereiro de 2015

Uma Breve História Sobre os Carnavais

Não, o carnaval não surgiu no Brasil e não acontece só aqui.

Dizem que o carnaval pode ter originado de duas festas pagãs da Babilônia em que havia subversão de papéis sociais (um prisioneiro que se transformava em rei e um rei humilhado frente ao deus).
Havia também em Roma festas em fevereiro com muita bebida, comida e dança. Nessas festas também havia inversão de papéis sociais.

No século VIII, a igreja, que não via essas festas com bons olhos, iniciaram festas antes da quaresma em que as pessoas cometiam seus excessos. (Pra ver a história completa, clique aqui)

E o que é mais legal dessa história toda? As fantasias, claro! Como o carnaval surgiu há muito tempo, existem várias versões da festa e vários tipos de fantasia.

As máscaras do famoso carnaval de Veneza.
Os membros da nobreza usavam as máscaras como disfarce para se misturar ao povo.
Acho essas máscaras lindas, mas também um pouco assustadoras.



Na Alemanha as pessoas vestem roupas parecidas com de palhaço e o carnaval começa dia 11 de novembro. Também achei muito cedo, mas acredito que não seja tão intenso como aqui no Brasil. 



O Mardi Gras ou Terça Feira Gorda é o famoso carnaval de New Orleans. Poderia até dizer que é uma mistura do carnaval do Rio de Janeiro com o de Veneza com grandes desfiles e muitas máscaras.


Você sabia?
O nome carnaval significa "adeus à carne". Isso porque durante a quaresma não se come carne, então ela devia ser consumida toda até a terça feira para não estragar.

 Então é isso, aproveitem que essa festa existe até hoje e se joga nas fantasias vintage.

Fontes:
Brasil Escola
Embaixada da Alemanha

2 comentários:

  1. Acho que o primeiro comentário não foi!

    Nunca parei para pesquisar sobre a origem do carnaval, até porque não curto o Carnaval ( a não ser ficar de boas no feriado rs)

    Abracinhos

    www.hipermetropiafashion.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Barbara, desculpa a demora pra vir aqui no seu blog. Eu achei uma graça seu blog, foi o primeiro que com uma pegada mais vintage. E esse post, amo mascaras de carnaval, mas essas mais clássicas que vemos em filmes ou em festas de gala.
    Beijo, e parabéns pelo blog.
    http://imaginebookshelf.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir