terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O Jogo da Imitação (com um pouco de spoilers)

E os indicados ao Oscar de Melhor Filme estão de parabéns!
Mesmo não gostando tanto assim de alguns filmes, a maioria trata de assuntos super relevantes e importantes a serem discutidos. Vários filmes tratam sobre diversos tipos de preconceito, o que eu acho sensacional, já que a Academia costumava ter uma postura preconceituosa em relação aos negros, homossexuais e mulheres.




O último que assisti foi "O Jogo da Imitação". Gente, o cara praticamente inventou o computador. Não tem como dizer que isso não é importante. Além disso acho super válido discutir a responsabilidade de Turing e seus parceiros durante a guerra. Nesse filme aparece o preconceito com Alan, que é homossexual, e Joan, a única mulher do grupo (que nem pode ser oficialmente do grupo por ser mulher).

Eles são contratados para decifrar o código que os nazistas usavam para se comunicar, e conseguiram.
Confesso que fiquei bem impressionada com a história que eu não conhecia muito bem.
Claro que nos filmes tudo fica mais emocionante e romantizado, mas o que mais me impressionou foi a responsabilidade e o poder que aquele grupo tinha e como conseguiram aquilo sem encostar um dedo em alguém (diretamente).
Já imaginou se você tivesse o poder de acabar com a guerra mas não poder fazer nada porque isso poderia piorar tudo?
Admiro muito o trabalho desses matemáticos e acredito que fizeram a coisa certa.

E não poderia deixar de falar do comportamento de Turing e como isso influenciou a história toda. Se ele não tivesse seguido o conselho de Joan, as coisas poderiam ter seguido outro caminho. Ela o ensina a fazer as pessoas gostarem dele, senão nunca acreditariam nele e talvez a máquina não tivesse sido inventada naquele momento. Mostrando aí que inteligência não é tudo. Viajando um pouco, fico imaginando quantas coisas não deixaram de ser inventadas por seus criadores terem esse comportamento. Aliás, muitas pessoas geniais tendem a ser reservadas e anti sociais (mas talvez isso seja muita viagem).



E pra finalizar, o que há de vintage?
É época da Segunda Guerra, portanto anos 40, mas em uma área não muito afetada.
Alguns cenários são exatamente os lugares em que tudo aconteceu. Acho isso muito mágico e podemos ver que está tudo muito bem preservado (parabéns, ingleses!).
O cenário que mais gostei foi o do "bar" onde eles vão para tomar uma cerveja e dançar um bom lindy hop ou algo parecido (ainda vou falar muito disso por aqui). É um lugar que tem um clima perfeito de anos 40.




As roupas também são bem legais, principalmente dos homens, mas o que mais gostei mesmo foram os cabelos. Alan usa o cabelo de lado como o verdadeiro usava, mas às vezes um pouco bagunçado. Joan também usa o cabelo um pouco desarrumado mas com aquelas ondas super marcadas da época. Lindos demais!



Poderia escrever mais milhares de caracteres aqui porque realmente gostei do filme e me emocionei com a história. Uma época muito decisiva e importante para a história mundial. Espero que ganhem alguns prêmios porque merecem muito.

Bye, oldies!

2 comentários:

  1. Primeiramente blog lindo de extremo bom gosto!
    Agora eu confesso que não tenho paciência com filmes, eu preciso sempre saber o final deles se for os que tem personagens que eu me apaixono preciso saber eles irão sobrevivier se não não assisto pode isso? Meu marido fica bravo kkkkkkkkkk' eu li a resenha filme interessante mas preciso saber o final kkkkkkkkk.

    * Vc deixou seu link no grupo lembra que eu pedi pra visitar!

    Espero por sua visita aqui tbm.

    www.makecomd.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Daniela!
      haha cada um tem seu jeito de ver filmes né.
      Bom, eu adorei o personagem do Alan Turing, mas infelizmente ele se suicida depois de um tempo :/
      Não aparece no filme, mas contam em forma de letreiro. Ainda assim acho que vale a pena assistir porque é uma história bem impressionante. O mais importante na verdade é que eles descobrem o código.
      Vou visitar seu blog!
      beijo


      Excluir